A queda capilar é muito comum em homens, seja por questões genéticas ou de saúde física e mental. Porém, é algo que pode ser observado também em mulheres, comumente associada a hormônios e ao estresse. A queda é algo que incomoda ambos os sexos, principalmente quando acontece em pessoas jovens.
De qualquer forma, é possível fazer um tratamento capilar para solucionar ou minimizar este problema. Existem inúmeros métodos comprovados que trazem benefícios a longo prazo para quem quer melhorar a saúde dos cabelos.
O que pode causar a queda capilar?
A queda capilar pode estar associada por vários motivos, veja alguns fatores que podem intensificar a queda:
- Má alimentação
Uma alimentação pobre em nutrientes e vitaminas pode causar muitos efeitos contrários no organismo, o principal deles é a queda de cabelo. Portanto, manter uma alimentação equilibrada é sempre a melhor opção, comece a acrescentar frutas, verduras, legumes e proteínas em suas refeições.
- Procedimentos químicos
Alguns químicos podem alterar bastante a estrutura dos fios, ocasionando a queda. Por isso, a importância de fazer procedimentos capilares sempre com profissionais.
- Tabagismo e alcoolismo
São dois hábitos que devem ser evitados, pois eles alteram o funcionamento correto do organismo, podendo causar inúmeros problemas de saúde.
- Depressão, ansiedade e estresse
Questões psicológicas alteram bastante a produção de hormônios e consequentemente interferem na saúde física. Dessa forma, quadros de depressão devem ser tratados com ajuda de psicólogos e psiquiatras, a meditação pode ajudar no alívio do estresse e da ansiedade.
- Fatores genéticos
Essa é uma das principais causas de queda capilar, porém cada caso é único, sendo assim, sempre é necessário uma avaliação profissional para buscar o melhor tratamento.
Outros fatores podem causar a perda de cabelo, como a alta exposição ao sol, o sedentarismo, entre outros.
Tratamentos para a queda capilar
Primeiramente, é necessário entender a origem do problema, e também identificar se é um grau de calvície ou de alopécia, pois ambas pedem soluções diferentes. De qualquer forma, o profissional pode optar por algumas técnicas de tratamento, tais como:
Microagulhamento
O microagulhamento capilar é um procedimento o qual é utilizado um aparelho de roller ou dermapen no couro cabeludo, isso ativa a circulação e cria um estimulo inflamatório no local, induzindo a produção de colágeno e queratina, proteínas essenciais para a produção dos fios. Geralmente, a sessão dura de 30 a 40 minutos e pode ser associada a outros procedimentos.
Mesoterapia capilar
Neste procedimento é utilizado pequenas injeções no couro cabeludo com ativos capilares específicos para gerar crescimento. São injetadas vitaminas, aminoácidos, coenzimas e anti-androgênicos. Geralmente o procedimento é feito entre 5 a 10 sessões, quem irá definir vai ser o profissional de acordo com as necessidades do paciente.
Carboxiterapia
Consiste na aplicação de gás carbônico no couro cabeludo, o que proporciona uma oxigenação tecidual, favorecendo a microcirculação e o aporte sanguíneo na região, isso ocasiona em crescimento dos folículos capilares.
Ledterapia
É uma técnica muito utilizada em associação a outras. A luz do LED potencializa a penetração dos medicamentos, auxilia na hidratação dos fios, reduz a inflamação e traz inúmeros outros benefícios. Além de estimular o metabolismo, acarretando no crescimento de novos fios.
Vale lembrar que os cuidados caseiros devem ser levados a sério sempre. Uma boa higienização dos cabelos com produtos corretos, além de uso de outros medicamentos que o profissional possa indicar, como o uso de Minoxidil, devem virar hábitos diários.Entre em contato com a gente e saiba mais sobre o tratamento capilar da Clínica Dellavi. Conheça também a técnica de microagulhamento e a blefaroplastia!