Muita gente confunde os vasinhos com as varizes, porém são coisas bem diferentes. Os vasinhos são veias superficiais que surgem devido a ineficiência do retorno venoso, o que os deixa arroxeados e avermelhados. Geralmente eles apresentam o diâmetro de 1 a 3 mm, sendo que as áreas mais comuns de aparecimento são nas pernas, coxas e pés, mas também podem aparecer na barriga e no rosto.
Os vasinhos podem se tornar um grande incômodo esteticamente, afetando a autoestima. Porém, é possível eliminá-los através da secagem de vasinhos, que é um procedimento super seguro e bem eficaz para o tratamento desses microvasos.
Vale lembrar que os vasinhos não se transformam em varizes, mas é necessário o tratamento para evitar o surgimento de novos vasos. Apesar de que eles podem reaparecer com o tempo, visto que muitas vezes é um problema genético, dessa forma, a manutenção do procedimento é sempre a melhor escolha para ficar longe desse temido problema.
Diferenças de micro vasos e varizes
Como citamos, os microvasos são diferentes das famosas varizes, veja algumas dessas diferenças:
Microvasos | Varizes |
São pequenos e muitos | São grandes e bem aparentes |
Comum nas camadas superficiais da pele | Podem ser mais profundas |
Medem de 1 a 3 mm de diâmetro | Medem mais de 3 mm de diâmetro |
Mais fáceis de tratar | Demanda uma avaliação mais aprofundada |
A principal diferença que deve ser observada é o tamanho entre os vasinhos e as varizes. Os vasinhos não demandam tanta preocupação, já que não oferecem grandes riscos para a saúde, porém devem ser tratados sempre. Já as varizes podem trazer riscos para a circulação e demandam de outros tratamentos.
Portanto, sempre procure um profissional habilitado para fazer uma avaliação de seu quadro, tá bom?
Os tratamentos indicados
Aqui na Clínica Dellavi você tem acesso a diversos tratamentos para a secagem de microvasos com profissionais qualificados para te atender e solucionar o seu problema. Conheça alguns tratamentos possíveis para acabar com os vasinhos:
- PEIM
É um procedimento estético injetável que é bem pouco invasivo. Consiste na aplicação de um produto esclerosante, a glicose, diretamente nos vasinhos a serem secados. Isso ocasiona a coagulação e o desaparecimento dos microvasos, pode-se utilizar de um anestésico para tornar a sessão mais confortável.
- ESPUMA
Este tratamento não é algo exclusivamente estético, afinal, ele deve ser realizado por um cirurgião vascular. É um tratamento com a espuma de polidocanol, sendo bem eficaz contra as veias varicosas e a insuficiência venosa dos membros inferiores.
- LASER
É um tratamento bem moderno e super indicado para a secagem de vasinhos da face, e também para pacientes que apresentam fobia de agulhas. O laser emite uma luz de cor única, direcionada para os vasos a serem secados, a luz emite calor ocasionando a eliminação dos vasinhos.
Duração do tratamento
Tratar os vasinhos já existentes não eliminará a chance de surgirem novos. Dessa forma, é sempre necessário o acompanhamento profissional para analisar se há necessidade de manutenção. O tempo de manutenção irá variar bastante de acordo com a genética de cada um, o que pode variar de meses até anos após o procedimento. De qualquer maneira, é muito importante tratar para evitar o acúmulo de microvasos, o que pode ser prejudicial para a sua saúde.
Entre em contato com a gente e saiba mais sobre os tratamentos de secagem de microvasos. Conheça também o tratamento capilar e a blefaroplastia para pálpebra caída!